domingo, 17 de abril de 2011

Aspectos culturais de Contagem

Casa da Cultura Nair Mendes Moreira
Fonte: www.folhadecontagem.com.br
O Museu Histórico de Contagem é uma edificação constrída no século XVIII, essa edificação simboliza o Registro instalado na região das Abóboras, em 1716. Foi restaurada em 1991 e reconhecida como primeira instituição museal de Contagem em 2007. A casa Da Cultura Nair Mendes Moreira funciona de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00.






Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Mattos Filho
Fonte: arquivo pessoal
O Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo de Mattos Filho é um conjunto arquitetônio formado por dois casarões de tipologia colonial (Casa Amarela e Casa Rosa) e um casarão em estilo eclético (Casa Azul), nesses casarões funcionavam um botequim, uma barbearia e um açougue, eles foram restaurados em 1998 e transformados em Centro Cultural, em 2008 a Biblioteca Pública Municipal Doutor Édson Diniz foi transferida para a Casa Rosa.


Igreja de São Gonçalo
Fonte: arquivo pessoal
A Igreja Matriz de São Gonçalo sofreu demolições e intervenções ao longo do tempo, em seu interior se encontram imagens de madeira antigas, um retábulo e um altar-mor em estilo Rococó. Ao término das escadarias da Igreja de São Gonçalo existe um espaço popular onde funciona um teatro ao ar livre, com capacidade para 15.000 pessoas, existe o palco, camarins e instalações sanitárias, arquibancadas em forma de escada e emoldura que remete às construções gregas clássicas.







A Prefeitura Municipal de Contagem possui sede onde existia o Seminário São José da Ordem dos Carmelitas, na década de 1950, em 1969 esse mesmo prédio foi sede da Escola de Engenharia da Fundação Universidade de Minas Gerais, passando a sede da Prefeitura em 1985. Em frente à prefeitura existe a Praça Presidente Tancredo Neves, inaugurada em 1991, possui área de lazer de 20.000m2, arborização, playground, quadras poliesportivas, coreto, pistas de caminhada e skate.
Fonte: Atlas de Contagem.

sábado, 16 de abril de 2011

Aspectos político-administrativos

Durante 200 anos, de 1701 a 1901, Contagem esteve ligada a Sabará, em 1901 Contagem foi vinculada à atual Esmeraldas, essa vinculação ocorreu pelo fato de Contagem se recusar a apoiar a República. Em 1911 a Lei n.556 criou vários municípios, incluindo Contagem, em 01/06/1912 o município foi instalado aos comandos dos coronéis até 1938, quando Contagem perdeu sua condição de município e passou a pertencer a Betim.
Região Metropolitana de BH
Fonte: google imagens
Após a crise de 1929 a economia de Contagem se mantinha em bancarrota, iniciando-se em 1938 o processo de fragmentação da Contagem agropastoril, um movimento para industrializar Minas Gerais, Contagem foi escolhida por se localizar numa região próxima a linhas férreas, rodovias e fontes produtoras de matéria-prima, essa escolha não afetaria Belo Horizonte, considerada "Cidade Jardim" para recuperação da saúde.
Durante 10 anos Contagem foi mais um distrito de Betim, em 1948 o governador Milton Campos ecpediu ato para elaboração de um anteprojeto de lei para fixação de nova divisão administrativa e judiciária, através deste anteprojeto novos municípios poderiam ser criados, desde que tivessem no mínimo 200 casa em seu território, renda municipal mínima de 100.000 cruzeiros/anos e 10.000 habitantes no mínimo, Contagem apontou 305 moradias, 10.063 habitanes e renda de CR$217.989,00, ganhando foros de cidade.
O primeiro prefeito de Contagem eleito por voto direto foi Luiz da Cunha (1949), em seguida vieram Evaristo Belém (1953), João Mattos (1955), Gil Diniz Júnior (1959), Sebastião Camargos (1963), Francisco Firmo de Mattos Filho (1967), Sebastião Camargos (1971), Newton Cardoso (1973), José Luiz de Souza (1979), João Batista Brandão Lima (1983), Newton Cardoso (1984), Guido Fonseca (1986), Ademir Lucas Filho (1989), Altamir José Ferreira (1993), Newton Cardoso (1997), Paulo Augusto Pinto de Mattos (1998), Ademir Lucas (2001), Marília Campos (2005 e 2008) atual Prefeita de Contagem.
Fonte: Atlas de Contagem

quarta-feira, 13 de abril de 2011

As raízes negras de Contagem

Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia
Fonte: google imagens
Painel Comunidade dos Arturos
Fonte: google imagens
A relação da cultura negra com Contagem se inicia no apoio ao tráfico de escravos e mercadorias pelos sertões da colônia. Uma população economicamente ativa vinculada à criação de gado, agricultura e comércio, permitiu a fixação de um grande número de escravos na região. Era permitido que os escravos promovessem celebrações inerentes à sua cultura, incluindo a devoção a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, por exemplo.
Um grupo afro-descendente tradicional de Contagem se denomina "Comunidade dos Arturos". A origem dessa comunidade é o negro Arthur Camilo Silvério e sua esposa Carmelinda Maria Silva. Arthur Camilo nasceu na época do ventre livre, não sendo portanto, considerado escravo, porém tinha uma vida sofrida ao lado de seu padrinho. Artur conseguiu comprar algumas terras, onde hoje se localiza a Comunidade dos Arturos, e as deixou de herança para seus descendentes. Os Arturos mantém as tradições religiosas, mitos e práticas coletivas, o grupo dança junto e valoriza o culto coletivo, eles valorizam a memória, a crença e a fé.
Roteiro afro-cultural de Contagem
Fonte: google imagens, Atlas de Contagem
O calendário das festas inclui a comemoração do Dia da Libertação dos Escravos, a Festa da Abolição, a Festa de Nossa Senhora do Rosário e a Festa da Folia de Reis. Essas festas são abertas ao público, com cortejo pelas ruas de Contagem.
Fonte: Atlas de Contagem

terça-feira, 12 de abril de 2011

Contagem nas suas origens!!!

Mineração
Fonte: google imagens
Durante o século XVII iniciou-se a exploração do ouro em Minas Gerais, os descobridores criaram pequenas roças para suprir suas necessidades, surgindo assim as primeiras culturas agrícolas que seriam depois a Capitania das Minas Gerais. Iniciou-se intenso povoamento ao redor das minas e a Coroa, numa tentativa de controlar a região mineradora instalou pontos de arrecadação dos direitos das cargas, escravos e gados, os chamado "registros".  A comarca do Rio das Velhas possuía dez registros, um deles era conhecido como "Registro das Abóboras", que deu origem a Contagem. Os primeiros registram datam de agosto de 1716.
existiu também a povoação de "Sam Gonçalo da Contagem das Abóboras" ao redor da capela deste santo, essa povoação conseguiu conciliar as funções comercial e agropastoril durante os séculos XVIII w XIX, até meados do séculoXX.
Houveram portanto duas Contagens, uma decorrente da imposição metropolitana e limitou-se a ser o Registro Fiscal, simultaneamente surgiu a povoação de São Gonçalo (da Contagem), resultado da livre determinação dos povos que escolheram um lugar mais adequado à vida urbana, mais distante do Registro.
Uma história não comprovada sobre a origem de Contagem é a existência de uma família com o sobrenome "Abóboras", porém a falta de documentação sobre essa família contesta essa versão da história.
Fonte: Atlas de Contagem

terça-feira, 5 de abril de 2011

O significado do Brasão de Contagem

Nossa Senhora da Dores
Fonte: google imagens
Brasão de Contagem
Fonte: google imagens
Antes de falar sobre a história de Contagem, falarei sobre o brasão da cidade. Ele foi criado pelo vereador Gonçalo Mattos e oficializado pela Lei 499, de 23 de maio de 1963. O campo azul do brasão lembra a tradição portuguesa, as nossas mais remotas origens, o formato do contorno do brasão se dá pelo fato de que todas as cidades e estados próximos ao paralelo 20 utilizam este formato, as cruzadas de ouro também representam a origem portuguesa, a chaminé representa a riqueza industrial e caracteriza a industria, a jabuticabeira representa o fruto da agricultura de Contagem, um dos atrativos turísticos da cidade,  a faixa rocha com sete estrelas representa ao celebração do Jubileu das Dores realizado em Contagem com a autorização do papa Pio VII, já as três estrelas representam as sete dores de Nossa Senhora das Dores, padroeira da Cidade, por fim o listel de ouro com a inscrição Per Populum Omnis Potestas a Deo tem origem no latim e significa Todo Poder vem de Deus pelo Povo.
Fonte: Atlas de Contagem

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Seja bem vinddo(a)!!!

Brasão de Contagem
Fonte: goolge imagens
 Sou moradora desta MA-RA-VI-LHO-SA cidade há 22 anos, e desde que me disseram que seu nome surgiu da contagem de abóboras que era realizada em uma fazenda existente na região me interessei pela história da minha Contagem e quis me interar mais sobre o assunto, porém nunca me dediquei à realização de tal vontade.  Hoje porém, me deparei com a oportunidade de concretizá-la.
Estou cursando Enfermagem e dentre as várias disciplinas do curso, se encontra a disciplina Conhecimento e Saber, essa disciplina faz parte de um projeto de disciplinas denominado "Humanidades".  Através da elaboração de atividades inerentes à disciplina em questão surgiu a oportunidade de conhecer a real história, ou a mais próxima da realidade, da cidade onde habito. Conhecimento não compartilhado é conhecimento inútil, por isso optei por apresentar minha cidade a todos que se interessarem por ela.
Aqui vocês verão alguns marcos históricos de Contagem, algumas edificações que fazem parte da nossa história, pessoas importantes para a cidade, enfim, tudo o que estiver ao meu alcance.
Claro que esse blog não é exclusivamente meu, ele pertence aos antigos, novos e futuros moradores, ou simplismente admiradores da cidade. Conto com a postagem dos leitores para construção do melhor blog de Contagem, afinal, ela é CONTAGIANTE.

Bem vindo(a)!!!